top of page

     

Psicoterapia com Adolescente

 

 

 

A adolescência é uma etapa da vida marcada por constantes modificações e, embora nem todos os adolescentes a vivenciem com dificuldades, os conflitos estão presentes e são característicos desse período.
A ambivalência autonomia e dependência pode ser um exemplo de conflito vivenciado pelo adolescente, uma vez que este sente a necessidade de se projetar no futuro, tornando-se independente e, ao mesmo tempo um desejo de ligação ao passado, de se manter sobre a proteção dos pais. Além disso, as mudanças corporais que ocorrem concomitantemente com as mudanças psicológicas, faz com o que adolescente se relacione de uma maneira diferente com os seus familiares, com o mundo e consigo mesmo.
A adolescência é ainda uma fase de revisar os valores de vida interiorizados durante a infância, dos questionamentos sobre diversas questões e, a busca pelo estabelecimento de uma identidade.
Todos esses fatores propiciam uma carga elevada de ansiedade, podendo ser uma motivação para o adolescente e/ou a família buscar a orientação de um profissional da psicologia.
A psicoterapia é indicada principalmente quando há interesse por parte do adolescente, e não apenas quando há uma demanda dos pais. Este método de trabalho visa favorecer o autoconhecimento, permitindo ao adolescente refletir acerca das transformações vivenciadas nesse momento da sua vida.
O psicólogo através de uma atitude acolhedora, irá auxiliar o adolescente nesse encontro consigo mesmo, de modo que ele possa reformular os conceitos que tem a respeito de si mesmo e adquirir maior confiança para a sua inserção no mundo social adulto.

 

 

 

bottom of page