top of page

Por que psicoterapia para idoso?


Não podemos pensar a velhice como uma fase do ciclo vital independente das demais; ela está inserida como parte da trajetória do desenvolvimento humano, sofre a influência de diversos fatores biopsicossociais ao longo dos anos, o que afeta a forma como cada sujeito experimenta sua velhice.

Assim, algumas questões importantes estão presentes no processo de envelhecimento, tornando-se estressoras quando o idoso encontra dificuldades em lidar com elas, como por exemplo, a questão da finitude - a forma de sentir a passagem do tempo - a aceitação do outro, daquilo que é diferente, desconhecido, novo. Além de várias mudanças características dessa fase.

A psicoterapia auxilia no reconhecimento e enfrentamento dessas e outras questões presentes na realidade do idoso. Possibilita um olhar diferente sobre sua condição atual, faz com que o idoso tenha sinta que apesar das mudanças que o tempo trouxe, ele continua o mesmo, diferente em alguns aspectos, mas o mesmo em sua essência.

O que se passa em uma sessão de psicoterapia (individual ou em grupo), confirma este fato. Ao falar de si, o idoso traz para o presente, a criança, o adolescente e o jovem adulto que foi um dia e que permanece com ele, uma vez que faz parte dele. É o passado reatualizado no presente. É o presente num passado atual. Compreende que perceber-se diferente já não precisa ser tão assustador. As transformações fazem parte da vida...

Psicoterapia para idoso porque este tem questões subjetivas e objetivas relativas a sua história pessoal e coletiva. E porque para a psicanálise, só existe um sujeito, o sujeito do inconsciente, e este não envelhece.


Carla Cristina Louro

Psicóloga. Psicanalista

CRP 20/06114

bottom of page